Ping se tornou o acrônimo de Packet Internet Groper, ou Localizador de Pacotes na Internet (tradução livre) e indica, entre outras coisas, o tempo necessário para que uma pequena quantidade de dados faça uma ida e volta entre seu computador e um determinado servidor.
O comando Ping nada mais é do que o emissor perguntando ao receptor se ele está online, e este respondendo em caso positivo. E como acontece em toda comunicação, podem ou não haver falhas e perda de informações no caminho. Isso serve tanto para dispositivos quanto para sites e serviços da internet, que é de onde você provavelmente deve conhecer o termo.
Como melhorar meu PING?
Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender como o ping de fato funciona.
O envio do ping geralmente envolve vários aspectos, como o tamanho do pacote utilizado, o nome (endereço) do equipamento “pingado”, o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP.
Ao executar o ping você encaminha um "pacote" para a servidor destinatário e "Recebe" uma confirmação. O tempo de resposta é medido em milissegundos (ms). Na resposta, você também tem acesso ao relatório informando se houve perca de dados no pacote.
Esse caminho percorrido é chamado de...
ROTA
A rota é todo o caminho entre seu provedor (gateway) e o servidor destinatário. Sempre que você gera uma requisição, sendo ping ou não, na rede, seu provedor de internet encaminha essa requisição para um gateway que o interpreta e o encaminha para o próximo gateway de ligação, sucessivamente, até chegar ao servidor destino.
Ou seja, mesmo se o servidor destino for na casa do seu vizinho, se não houver uma ligação direta entre suas máquinas, sua requisição irá passar por gateways, que irão interpretar sua requisição e encaminhar para o local correto. O processo de encaminhamento que cada ponto realiza é chamado de "salto".
Por isso, o tempo de resposta à sua requisição, fundamentalmente, vai depender da ...
Localização e pontos de conexão
Quanto menos "saltos" sua rota tiver, menor será o seu ping. Então....
Respondendo a pergunta acima
Para você melhorar seu ping você deve, em resumo, diminuir a quantidade de "saltos" realizados. Isso pode ser feito otimizando sua rota, que pode ser desde a localização do gateway mais próximo do host destino, como gerindo manualmente o caminho executado pelo host que interpreta sua requisição, alterando, por exemplo, o seu DNS.
Você também pode construir "pontes" entre servidores até o host destino, mas para isso seria necessário gerenciar e configurar vários servidores em várias partes do mundo, para uma solução eficaz.